quarta-feira, 12 de março de 2014

O começo do retorno: Iquique - San Pedro de Atacama

Iniciamos essa postagem dizendo que Quito ficou para uma próxima viagem. Como foi exposto nas postagens anteriores, não foi possível arrumar completamente a Petrollera e, portanto, ela não estava muito confiável para seguir viagem. Assim, decidimos abortar a ida a Quito e retornar ao Brasil.
Com o espírito de Poliana no coração vamos dizer: ainda bem que não fomos até Quito, pois agora temos outra viagem a fazer.
E não é brincadeira não, já estamos no planejamento dessa viagem. O Equador que nos aguarde!
Depois de passar maravilhosos 20 dias em Iquique (17 de férias das férias + 3 dias depois da volta de Machu Picchu), partimos em direção a San Pedro de Atacama. Pegamos a Carretera 1 em direção sul a Tocopilla. Essa rodovia do Chile é excepcionalmente bonita. Vai margeando o Oceano Pacífico e desvendando paisagens fantásticas.
A viagem transcorreu de forma tranquila. Subimos a Cordilheira dos Andes, saindo da altitude zero até a mais de 4.000m de altitude. O carro não superaqueceu, que era o que temíamos.
Tínhamos combinado de encontrar um amigo nosso, o Giovanni Branco, que recém tinha comprado uma moto BMW GS 1200 e estava dando um "esfrega" nela. Veio de Curitiba e combinamos de nos encontrar pelo caminho. Depois do primeiro desencontro (ele foi para Iquique e no mesmo dia estávamos indo para San Pedro) conseguimos contatar-nos por internet e ele voltou a San Pedro, onde passamos a festa de aniversário do Moreno juntos (18 de fevereiro).
Curiosidade - O interessante no Chile é que não é permitido ingerir bebidas alcoólicas em lugares públicos (ruas, praças, praias etc.). Se alguém for flagrado bebendo em locais públicos pode pegar até 2 anos e 1 dia de cadeia. E dizem que esse dia demoooora!!! No Chile, de forma geral e em especial em San Pedro, tem locais próprios para a venda de bebidas alcoólicas. Na rua principal da cidade (Caracoles), que é um "calçadão" (coloquei entre aspas pois é um poeirão danado), tem um lugar muito interessante: só vende bebidas, nada mais. Não vende nada de comer, só bebidas. E foi lá a comemoração do aniversário do Moreno e o encontro com nosso amigo Giovanni.
San Pedro é uma cidade que tem uma aura impressionante. Só indo lá para sentir e perceber como a cidade é bela, alternativa, elegante, simples, charmosa, rústica... tudo junto. Não é a toa que gente do mundo todo procura a cidade para conhecer e passar alguns dias.
E tem mais: quem vai lá uma vez, quer voltar.
Tem atrações e paisagens fantásticas, como o Vale de la Luna, o Vale da Muerte, vulcões, Gêiser el Tatio, Lagunas Altiplânicas, lagoas termais com alta concentração de sais em que as pessoas não conseguem afundar (Laguna Cejar), um museu arqueológico muito interessante, uma igreja singela e espetacular e centenas de outras atrações.
A primeira vez que decidimos ir a San Pedro, pessoas próximas e familiares falavam: o que vocês vão fazer no Deserto? Só vão ver areia, cactos, aqueles rolos de capim seco sendo rolados pelos ventos e, ao fundo, aquela famosa música de faroeste!!! (Escute ela aqui na versão original  - Ou nessa versão  que é bem bacana também)
E não é que aconteceu uma coisa impressionante! Na primeira viagem ao Atacama paramos o carro a beira da rodovia, estávamos admirando a paisagem montanhosa, com muitos cactos, que lá eles chamam de Cardón, e de repente, ao fundo, escutamos a famosa música tema do filme de faroeste O Bom, o Mal e o Feio. Foi impressionante.
Vá a San Pedro de Atacama! É um dos lugares mais impressionante da América do Sul.
Passamos dois dias agradáveis na cidade, entre festas e comemorações. Mas um pouco tenso com o carro, pois estávamos no Chile, onde nosso seguro que é válido para o Mercosul não vale para o Chile e tínhamos que subir e descer a Cordilheira novamente para retornar a Argentina.
Esse será assunto para a próxima postagem.