domingo, 27 de dezembro de 2015

Maringá - Tilcara

Foi dada a largada!!!!

Começou a viagem!!!! Vou contar essa primeira parte da viagem em três pernas: Maringá – Puerto Rico, Puerto Rico – Los Frentones e Los Frentones – Tilcara.



Saímos de Maringá em direção a Foz do Iguaçu as 10:00. O odômetro da Petrollera marcava 9.140km. Nossa passagem por Foz tem um objetivo importante. 





Além de ser o caminho natural da nossa rota de viagem, tem outro detalhe importante: a compra de Pesos Argentinos para a viagem. Já escrevi isso anteriormente, mas vale a pena relembrar, pois é importante:

Importante: não use o cartão de crédito ou débito na Argentina!!!! Explico: com a crise financeira o Governo da Argentina baixou uma série de medidas para evitar a saída (fuga) de dólares do País. Assim, a compra de dólares no País, além de ficar extremamente burocratizada, o câmbio oficial foi alterado e o dólar ficou muito caro. Se você usa o cartão internacional de crédito ou débito a transformação de pesos em dólares e depois em reais, que vai cair em sua fatura, é impraticável. Hoje a cotação para compra de Peso nas casas de câmbio de Foz está R$ 0,27 para 1,00 peso argentino. No câmbio do cartão de crédito oficial esse valor sobe para mais de R$ 0,40/ 1,00 Peso Argentino, além, é claro,de IOF e coisa e tal.... Portanto a indicação é: faça o cálculo de quanto você irá necessitar de Pesos para utilizar na Argentina (alimentação, hospedagem, combustível, vinhos....) e compre os pesos em uma casa de câmbio na cidade de Foz do Iguaçu, que tem diversas lojas. Nós fazemos sempre a compra na Scappini Câmbio e Turismo. Dizem, agora, que esse novo governo da Argentina igualou o valor dos dólares do câmbio negro (que aqui eles chamam de blue) e o oficial. Vou fazer umas compras no cartão para saber como ficou o preço e conto depois.

Fizemos uma viagem tranquila e a primeira parada foi em Puerto Rico - Missiones - Argentina, em um simpático complexo de cabañas, que conta com confortáveis cabañas equipadas com cozinha, talheres, fogão... enfim, completíssima, piscina e, importante, parrillera!


Aqui já começou nossa busca pelos sabores da desejada carne de gado europeu criado na Argentina, os famosos "angus".

Fomos comprar a carne em um frigorífico bem familiar: matavam o gado ali mesmo e vendiam a carne fresca. Os bois eram novilhos, mas não eram o angus tradicional e a carne não ficou tão boa. Mas valeu a primeira parrillada.

Descansamos e no outro dia cedinho partimos em direção a Los Frentones, onde existe um hotel muito simples, mas muito simpático (Hotel Zugo), descoberto por nossos amigos em uma viagem anterior.

Na passagem por Corrientes paramos em um supermercado e fizemos a compra de vinhos e espumantes. Foram 60 vinhos e 20 espumantes, que é nosso cálculo do que iremos tomar até chegarmos em Iquique na Chile, visto que Bolívia e Peru a aquisição de vinho não é muito favorável.

Chegamos em Los Frentones no final da tarde e fomos em uma carniceira e compramos um belo chivito (que é o cabrito novo) para assar.  Mas como ele estava muito interessante, resolvemos guarda-lo para a ceia de natal, programada para passar em Tilcara.

Esse trecho entre Resistência e Jujuy a viagem é monótona. A estrada (Ruta Nacional 16) tem uma reta, que acredito, dá uns 600km.






Chegamos a El Volcón, que é a entrada da Quebrada de Humauaca, Patrimônio Mundial tombado pela Unesco. Fomos ao Centro de Artesanato e depois para Purmamarca, onde avistamos o Morro de Los Siete Colores, passeamos pela cidade e partimos para Ticara.

Tilcara, localizada no centro da famosa Quebrada de Humauaca é um lugarejo especial, que será objeto do próximo post.

Até mais.