domingo, 28 de dezembro de 2014

Vento, frio, sol, poeira, sal e altitude - de San Pedro de Atacama ao Uyuni.

Expedição Petrollera esta de volta!!!

Após alguns dias na estrada com pouco acesso a internet, vamos retornar aos nossos posts.
Desde o ultimo post até o momento nós já percorremos um bom caminho; no post anterior escrevi sobre a agencia que encontramos para fazer o passeio ao Uyuni, assim, no dia seguinte acordamos a 7 da manhã e partimos rumo ao nosso primeiro destino; atravessamos a fronteira com a Bolívia e a partir de então foram só fortes emoções, a natureza nos proporcionou um incansável espetáculo de 4 dias; passamos por lagoas verdes, brancas, coloridas, vulcões ativos e inativos, geyser, vimos animais selvagens, pedras esculpidas pelo vento e algumas que parecem pinturas surrealistas, deserto de sal e ilha com cactos gigantes no meio desse deserto, dormimos em hotel de sal e comemos comidas típicas.

A nossa equipe estava divida em 2 carros com 6 pessoas cada; tivemos sorte de encontrar 2 cariocas bacanas para serem nossos parceiros de aventura, no outro carro estavam 3 holandeses um alemão e uma mexicana. Em resumo, fizemos a festa com a turma, compartilhamos culturas, conhecimentos e alguns presentes – o Moreno até ganhou uma linda toca do time do Alemão, só para compensar a dor e o sofrimento ainda presente na frustrante derrota para eles de 7 a 1 na Copa do Mundo.
Enfim, todos recomendamos o passeio ao Uyuni! O conjunto de paisagens que irão ver lá é único e marcante e que não pode ser visto em nenhum outro lugar do planeta.


Retornamos a San Pedro na manhã do quarto dia de passeio e o restante será conversa para o próximo post.

Expedição Petrollera.

Fronteira com a Bolívia, inicio da aventura!!

Equipe da viagem e ao fundo a Laguna Verde que abrange uma área de 1.700 ha, situada na Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa na Bolívia. Minerais de arsénio e outros em suspensão tornam a cor da água do lago verde como o próprio nome já diz. No plano de fundo do lago há o vulcão inativo Licancabur (elevação 5,868m).

Em meio ao frio e o vento do deserto uma piscina de água termal magnifica para dar uma animada na viagem!


As águas termais são um dos pontos mais elevados da viagem, com uma media de 4400 m acima do nível do mar, para amenizar a sensação da altitude nada como uma folha de coca, apesar do gosto não muito apreciável foi muito útil!! 

Laguna Blanca, sua coloração deve-se as grandes quantidades de Bórax.

Laguna Colorada é um lago salgado localizada na Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa. O lago contém ilhas de sal bórax, cuja cor branca contrasta com a cor avermelhada de suas águas, que é originada por sedimentos vermelhos e pigmentação de algas. Nessa Laguna existem muitos flamingos e devido as algas de que se alimentam adquirem a coloração rósea.

Laguna Colorada

Geyser Sol de la Mañana é caracterizado por intensa atividade vulcânica (incluindo fumarolas e gêiseres), em crateras localizadas na região pode ser visto lavas em forte ebulição, além disso, fumarolas e gêiseres emitem vapores de água misturada e vapor quente atingindo alturas de 10-50 metros - está localizado aproximadamente a 4900 m acima do nível do mar, sendo o local mais alto do passeio. 

Deserto de Dali, tem esse nome devido as pedras que tem formatos semelhantes as obras surrealistas de Dali

Morro das 7 colores

Árbol de Piedra, é uma formação de rochas vulcânicas que devido ao vento adquiriu esse formato peculiar.

Nascer do sol no Salar do Uyuni

Adicionar legenda

Com a imensidão do Salar podemos fazer diversas brincadeiras!


Esse que esta no cangote do Canini foi nosso grande amigo Ariel, que nos conduziu perfeitamente através dessa jornada incrível, muito receptivo a nossa brincadeiras e não foram poucas hahahaha 

Isla Inca Huasi, Inkawasi ou Inka Wasi (Quechua Inka Inca, wasi casa, "Casa dos Incas") é um afloramento rochoso acidentado de terra que forma a ilha no meio do maior salar do mundo (Salar do Uyuni) situado na Bolívia.


Ao redor da cidade de Uyuni nada como um futebol com a molecada local!!!

Titia coruja!

Esqueletos de locomotivas e vagões espalhados no chão frio do altiplano, passaram uma vez pela estrada de ferro na Bolívia, que foi inaugurada no último minuto do século XIX onde conectava Uyuni a Antofagasta (agora Chile) e serviu para o transporte de minerais como estanho, prata e até ouro.