terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Os incríveis e o San Pedro de Atacama


Nossa viajem até San Pedro foi inteiramente breath taking - de tirar o fôlego - nós saímos de Tilcara, por dentre aquelas lindas montanhas coloridas e canyons de formatos estranhos e indefinidos, e fomos parar numa estrada com uma paisagem inacreditável - essa é a tal da Ruta 52, que liga Argentina e Chile. Logo depois chegaríamos na fronteira com o Chile. Para entrar no Chile tínhamos que ter toda a documentação do carro em mãos, no nosso caso, não estávamos viajando com um veículo que esta em nome do condutor e por isso precisávamos fazer uma declaração de autorização para dirigir; essa é uma carta feita pelo proprietário do veiculo em que consiste os dados pessoais e a carteira de motorista dos condutores com firma reconhecida. Uma informação importante, na fronteira é imprescindível não ter NENHUM material vegetal ou animal, isso é, fruta, carne, mel e inclusive folhas de coca que será necessário para superar a altitude!

Passamos a fronteira, ufa! Não precisou de apenas alguns minutos que já notávamos a diferença na paisagem - deserto. Aquelas cores diferentes, as rochas vulcânicas, pedras no meio do nada, as flores que nascem nas pedras, o vulcão Licancabur e outros. Pouco antes de chegarmos em San Pedro passamos pelo Salar de Tara, que é uma formação vulcânica esculpida pelo vento; muito interessante, porém se estiver planejando fazer essa viagem de carro, recomendamos que faça esse passeio apenas se estiver a caminho, pois caso faça o passeio ao Uyuni passará por diversas formações rochosas como essa.

San pedro é uma cidade inacreditável, toda feita de argila, com vários hostel e restaurantezinhos aconchegantes, pois é o centro turístico do Deserto de Atacama. Chegamos na cidade e fomos direto para o bar Chelacabur na rua Caracoles (rua que somente pessoas podem circular) onde um amigo do moreno trabalha para uma cervejinha, já que ninguém é de ferro. Se fizer uma visita ao local lembre-se de perguntar pelo Luiz! O bom atendimento será garantido!

O dia seguinte foi dedicado a busca pela melhor agência para se fazer o passeio ao Uyuni, depois de uma intensa busca chegamos à conclusão que uma empresa de uma Brasileira e um Chileno era o melhor custo benefício, a agência se chama Ayulu e é também um hostel e um restaurante, de muita boa qualidade na comida e no atendimento.

Como não gastamos muito tempo na busca nos sobrou tempo para visitarmos alguns pontos turísticos. Pegamos o carro e fomos até a Laguna Cejar, que é um lago de colocação azul esverdeado com uma densa quantidade de sal que te permite flutuar! Para se banhar na água é necessário que se pague 2000 pesos chilenos, que te permite ficar quanto tempo quiser. Nossa! Ainda consigo me lembrar da sensação maravilhosa que foi ficar em pé na água (Digo no sentido literal ok?)! A dica é: vai visitar a lagoa! É uma sensação única!

Saímos de lá e fomos parar em dois poços de água que se localizam nas proximidades da Lagoa Cejar, os Ojos Del Salar que são crateras com águas não tão salgadas, a posição e a coloração idêntica dos dois poços dão a impressão dos Lagos serem olhos! O mergulho era permitido e os meninos fizeram a festa!

Terminamos o dia com o maravilhoso por do sol no Valle de La Muerte, recomendamos um bom vinho para desfrutar esse momento único. Para completar, nosso jantar foi no restaurante da nossa agência de viagem ao Uyuni com uma bela carne de Lhama e um bom vinho.

Nos aguarde com o próximo post sobre o passeio do Uyuni!

Expedição Petrollera

Salar de Tara - Chile

Vulcão Licancabur ao fundo - San Pedro de Atacama
Laguna Cejar - Chile

Pulo no Ojos del Salar - Chile

Por do sol com a galera e O vinho no Valle de la Muerte - Chile

Por do sol no Valle de la Muerte