sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Fazendo história em lugares pré históricos!

Sempre soube que nosso planeta é incrível, mas basta dar dois passos fora da nossa zona de conforto que enxergamos as maravilhas que ele tem a nos oferecer, seja as pessoas, os sorrisos, os abraços ou simplesmente a beleza da natureza. O contato com outros nos oportuniza uma viagem ao tempo e ao mundo. 

Estamos na estrada e é somente na estrada que vivemos o tempo como deve ser vivido; conhecemos lugares que resistiram ao tempo, coisas que se formaram com o tempo e pessoas que enfrentaram o tempo para se encontrarem na estrada. Pessoas que exalam cultura e culturas que exalam conhecimento estão em todos os lugares.

Ontem nossos olhos se cansaram nas proximidades da cidade de Sáenz Pena e lá paramos para jantar e dormir. Acordamos na madrugada do dia seguinte e as 3 AM já estávamos já estrada, rodamos 795 km até a cidade de Purmamarca; lá conhecemos o Cerro de los 7 Colores. A cidade é pequena e cheia de pequenos restaurantes com comida local e hotéis com vistas deslumbrantes. A paisagem da Quebrada de Humahuaca é maravilhosa, composta por montanhas coloridas e cactos das mais diferentes formas e tamanhos. Ah! Como a natureza é mesmo incrível!

Ao longo da Quebrada de Humahuaca está a cidade de Tilcara, que é um dos maiores vilarejos da região; está situada em uma excelente localização para se explorar o local - a cidade de Purmamarca e Tumbaya, por ex. - é rodeada pelas belas montanhas da Quebrada a cidade tem várias opções de acomodação, restaurantes, mercados e carniceiras (nosso açougue). A principal atração da cidade são as ruínas pré-inca, Pulcará, é uma cidade dos Omaguaca construída no topo de um monte, é conhecida como a capital Argentina de arqueologia. A visita custa 50 pesos e te da o direito de visitar o Museu de Arqueologia localizado no centro da cidade e o Jardim Botânico que representa a vegetação local, os cactos e suas deslumbrantes flores, localizados a mais de 2500 metros acima do nível do mar.

Há uma trilha que te leva a um canyon chamado Garganta Del Diablo (eles nomeiam tudo assim, não?). A trilha pode ser feita a pé ou de carro, ambos são emocionantes igual. A vista que se tem lá de cima é maravilhosa. FAÇA ESSA TRILHA! Ela fica fora da cidade, basta perguntar em qualquer ponto de informação turística que vão lhe dar as direções. Ao longo da trilha é possível apreciar a paisagem local e ter um pouco de aventura, ao final tem se a vista de uma linda pequena cachoeira. Nós tivemos muita sorte de ter conhecido um brasileiro viajante de moto pelas estradas na noite anterior, ele nos indicou a trilha e de fato fomos surpreendidos. Churrasqueamos, cantamos, dançamos e é claro que brindamos com vinhos e espumante!

Na manhã do dia seguinte partimos rumo a San Pedro de Atacama, e logo logo teremos um novo post sobre essa façanha! 



Quebrada de Humahuaca     (ARG)                                                    
Cerro de los 7 colores - Purmamarca (ARG)
A caminho de Pucará de Tilcara - Tilcara (ARG)
Pucará de Tilcara
Pucará de Tilcara
Estrada para a Garganta del Diablo - Tilcara (ARG)

Equipe Expedição Petrollera
No topo da Garganta del Diablo

Obrigada a todos por nos acompanharem aqui e pelas mensagens de apoio e sorte.
Gracias chicos! Suerte!
Expedição Petrollera