segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

No caminho dos Incas - Parte 1

Os dias foram se passando e nós continuamos caminhando. Caminhamos pelo tempo e descobrimos maravilhas por ele deixadas.

Saímos de Iquique de ônibus; compramos passagem de Iquique para Arica, que é também uma cidade muito bonita na orla chilena, depois fomos para Tacna, onde atravessamos a fronteira com o Peru, seguimos para Arequipa, uma cidade grande é bem arrumada do Peru em que o centro da cidade é rodeado por lindas construções da colonização espanhola de coloração branca, e finalmente chegamos em Cusco - esse é o melhor caminho para se fazer saindo do Chile, a viajem dura ao todo aproximadamente 26 horas, contando as duas horas de diferença no fuso Horário que o Chile tem a mais que o Peru.

Cusco nos deixou uma inesquecível lembrança - chicharones - onde quer que você passe tem alguém vendendo - é uma carne de porco frita com batata e um milho - vale a pena provar.

Cusco é uma cidade suja e apesar de ser o centro turístico do Peru, devido à sua proximidade com Machu Picchu, tem poucos sinais de cuidado e limpeza em diversas áreas. A praça principal é bonita e bem arrumada e ao redor existem vários mercados, restaurantes, lojas de souvenires e vendedores de rua.

A região de Cusco é dedicada a construções incas e feitos espanhóis após a invasão a cidade; existem diversos sítios arqueológicos, construções em pedra, muita história e cultura dos povos antigos, que permanece bem conservada.

Ao total ficamos 4 dias em Cusco e dois dias em Machu Picchu e não é suficiente para se explorar a região - se o interesse for conhecer mais do legado Inca além de Machu Picchu inclusa no roteiro passeios a Pisac, Moray, o sítio de Saqsaywanan e Qoricancha, que é o templo do sol.

Depois dos passeios históricos vale a pena conferir o centro da cidade e a Plaza de Armas, incluindo o mercado de São Pedro que fica próximo, é um dos pontos onde se vê pouco turista comparado com a quantidade de locais que frequenta o local; lá se encontra muita coisa típica e barata - comemos um menu que incluía uma sopa de quinoa para entrada e como prato principal um pescado frito ou uma carne de alpaca, arroz, salada, lentilhas e batata frita por apenas 4 soles, que equivale a aproximadamente 3,85 reais. Além desse, tomamos um café da manhã por 4,80 soles e tinha um pão com queijo quente (não deixe de provar, esse é inesquecível) um pão com palta, que é o nosso abacate, e um baita dum copo de leite com chocolate 100% cacau. A dica? Não deixe de conferir esse mercado! Alem de comida local tem frutas, especiarias e souvenir por excelentes preços - lembre-se de barganha-los! Os peruanos adoram extorquir turistas, mas se esses forem espertos eles são bons negociadores!

Ficamos os dois primeiros dias passeando pela cidade gelada e chuvosa, estávamos hospedados no Loki hostel e recomendamos apenas para aqueles que gostam de party hard; as festas do hostel são conhecidas como uma das melhores da cidade; o hostel é limpo e bem organizado e tem um excelente astral; como tem um restaurante dentro do hostel, que apesar de não ter os melhores preços é muito bom, ele não tem cozinha para fazer seus próprios pratos.

Como não tínhamos muito tempo para conhecer Machu Picchu fechamos o pacote para dois dias, o que nos custou 100 dólares. Existem várias trilhas alternativas e pacotes para chegar até lá, sendo um dos mais conhecidos a Trilha Inca, que são 5 dias e 4 noites de caminhada. O meio mais barato e mais curto é esse que fizemos. Saímos de Cusco as 7 da manhã e pegamos uma van até a hidrelétrica, a estrada até lá é inacreditavelmente bonita, e também um pouco ... estreita ... digamos assim. Onde fica a Hidrelétrica é também a estação de trem, por isso esse trajeto até Aguas Calientes também pode ser feito de trem, o que vai acrescentar uns 40 dólares a mais no seu pacote. Lá começamos uma caminhada de 10 km até Aguas Calientes ou Machu Picchu Pueblo, como também é conhecido. Para nossa sorte não estava chovendo e a caminhada sob o som de pássaros e do rio Urubamba (em Quechua significa "rio sagrado") durou 2 horas mais ou menos; a paisagem é incrível e o contato com a natureza é gratificante.

Chegamos em Aguas Calientes já eram umas 7 da noite e tivemos que ficar na fila para comprar os ingressos para Machu Picchu, esses são limitados a 2000 pessoas por dia e são pessoais e intransferíveis, pois tivemos que apresentar nossos passaportes no momento de compra e de entrada pelo portão. A cidadezinha é única e encantadora, bem no meio das montanhas, com hotéis luxuosos, restaurantes e lojinhas turísticas. Passamos a noite lá e no dia seguinte levantamos as 4 da manhã. para começar a caminhada até o Machu Picchu, já que fizemos todo o percurso a pé.

Aguarde a parte 2!!!!

Expedição Perollera

Catedral de Arequipa - Perú

Catedral de Cusco - Perú

Vielas de Cusco - Perú

Plaza de Armas fria e chuvosa

Parque Arqueológico Kusicancha é um dos locais mais emblemáticos de Cusco, porque neste lugar o Inca mais importante nasceu, Pachacutec.

Sempre há uma lhama no caminho

Templo de la Compañia de Jesús
Mercado muito bacana e que vai encontrar algo que as pessoas de Cusco vivem, imperdível!!

Interior do Mercado Municipal.

Estrada rumo a hidroelétrica.

Inicio do caminho até Aguas Calientes.

Parada estratégica para pegarmos um vinho, combustível sempre é importante...

As vezes temos que atravessar alguns rios sobre o trilho do trem, frio na barriga!!

Chegamos a Aguas Calientes!!!!