quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Viagem Dezembro/2015 - Janeiro/2016: Iruya - Uyuni - Tiwanaku - Titicaca - Cusco - Machu Picchu - Colca...


Se você olhar o post anterior, verá que tínhamos programado nossa próxima grande viagem para Cartagena das Índias - Colômbia.

Mas, por motivos operacionais, antes de zarparmos para a Colômbia, decidimos fazer um teste de estrada com nossa nova aquisição: uma camionete Nissan Frontier Atack 4x4 Manual Diesel. Vamos dar o primeiro "esfrega" nela.

Já instalamos a capota de fibra (alta) para ter maior capacidade de carga, em especial para a volta, visto gostarmos muito de vinho e nada melhor que ir comprar na fonte!!

Nessa viagem-teste iremos fazer um roteiro em parte já conhecido, mas que merece várias revisitações, em especial porque sempre fica algo para trás.

Vamos sair de Maringá - PR rumo a Tilcara na Argentina, onde passaremos o Natal. De lá para uma cidadezinha muito especial, que não conhecemos, mas que guarda, ainda, as características mais preservadas da simplicidade e complexidade da vida dos Humauaqueños. Aqueles remanescentes históricos da Quebrada de Humauaca. Essa cidade chama-se Iruya.

Se isso não te diz nada, escute essa música:
https://soundcloud.com/marvin-alessandro-tijerino/humauaquenocarnavalito 

Vamos adentrar na Bolívia pelo Paso La Quiaca - Villazon e seguir para Uyuni, pela Ruta 21, toda de rípio. Faremos o passeio completo pelo Salar de Uyuni (3 noites - 4 dias), utilizando empresas de turismo local, visto que não é muito "saudável" para o veículo você trafegar com ele pelo salar.

Prosseguiremos viagem para Tiwanaku, com passagem por Oruro e "ao largo" de La Paz. Não gostamos muito de cidade grande! 

De lá para Copacabana (com passeio pelas Islas del Sol e de la Luna), Puno - Islas Flutuantes (de junco - totora) e sítios arqueológicos de povos pré-incaicos.

O trecho de estrada que nos está dando bastante curiosidade é o que liga Puno a Cusco. Temos curiosidade pois já fizemos o mesmo trecho de trem, mas de carro ainda não. 

Bom, e depois de Cusco, é claro, Machu Picchu (novamente e incansáveis várias vezes), Sacsayhuaman, Ollantaytambo, Pisac....

Em sentido inverso, iremos conhecer o Cânion Colca, Arequipa, entrar no Chile por Tacna - Arica e depois descansarmos alguns dias no adorado, festivo e simpático Hostel Backpackers de Iquique, com nossos grandes anfitriões Vinco e Dani.

Depois desse merecido descanso iremos a San Pedro de Atacama, também saudosamente revisitada várias vezes, e conheceremos lugares ainda inéditos para nós.

Entraremos na Argentina pelo Paso Sico (o mais lindo de todos os Pasos entre os dois países) em direção a Cafayate, depois Santiago del Estero e rumo a Maringá. 

Veja a rota e calendário da viagem.
Vamos nessa? Quem sabe nos encontramos no caminho!
Abraços.

João, Ana, Taiana, Moreno(?) Arthur(?)