quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

O esplendoroso Salar de Uyuni: a Bolívia é fascinante!


De vez em quando a gente escuta: não vá para a Bolívia! Lá é muito ruim. Não tem nada de interessante...

Não dê ouvido a quem disser isso. Provavelmente foi alguém que deve ter levado uma “invertida” muito grande com a altitude (mal de soroche), ou ido somente e superficialmente a La Paz, ou os dois.

A Bolívia é linda!!!!!




Tem muito de fascinante. Só de viajar por suas estradas de terra, entre cerros e serras maravilhosas, vulcões vistosos e em atividade, lagunas de cores excepcionais (verde, colorada (vermelha), azul, rósea...) já vale a pena.

E ainda tem o Salar de Uyuni!!!!!!! A Reserva de Fauna Eduardo Avaroa!!!!

Bem, depois de fecharmos o pacote de 3 dias (2 noites) com tudo incluso (pousada, café da manhã, almoço e jantar, por apenas US$ 110,00/pessoa) em uma agência de turismo de Uyuni partimos em direção ao Cemitério de Trens, que é a primeira parada do tour. Conosco mais um turista da Itália, gente boa, tranquila e pacata.


Cemitério de trem

Em nossa bagagem uma "conta de chegada": 2 noites (3 dias) x 4 vinhos + 2 espumantes (por noite) = 12 garrafas e uma muda de roupa. Ah, alguns salgadinhos e 20 litros de água.
Logo após adentramos ao Salar de Uyuni, aí sim é um espetáculo indescritível.

Curiosidade – O Salar de Uyuni é o maior salar do mundo. Tem uma dimensão de 180km de extensão por 80km de largura, com área de 10.580km2, o que equivale a mais de 1 milhão de campos de futebol. O grande depósito de sal começa com uma espessura de poucos centímetros em suas bordas chegando a mais de 120 metros de espessura em suas partes mais profundas. Segundo informações secundárias, esse grande deserto de sal tem origem em um gigantesco lago pré-histórico (Lago Michin) que secou e deixou dois grandes desertos salgados: o Coipasa (menor) e o Salar de Uyuni, que é o maior.

Em continuidade o passeio adentra a Reserva de Fauna Eduardo Avaroa e lá tem muitas atrações, como a Laguna Colorada, de águas de cores avermelhadas pela explosão (bloom - florescimento) de algas cianofíceas. Neste local habita a maior população mundial de flamingos-de-james. Tem muito mais. Tem os gêiseres-sol-de-la-mañana, árbol de piedra, tem vulcões em plena atividade, tem o espetacular vulcão Licancabur, admirado muito fortemente na paisagem de San Pedro de Atacama, mas com uma visão esplendorosa do lado boliviano: aos seus pés duas lindas lagoas: a Blanca e a Verde, que dão um brilho e uma visão inigualável de sua imponência.


Foi nesse lugar maravilhoso que passamos ano novo (2015 para 2016) em um gostoso Hotel de Sal. Esse hotel é construído totalmente com blocos de sal (como se fossem tijolos), as mesas são blocos de sal, os bancos são blocos de sal... Muito interessante.



Ano novo no Salar de Uyuny: é sal grosso para tirar o mal olhado do mundo todo!



Hotel de Sal, parede de sal, mesa de sal, banco de sal... salgadinhos...


 

Flamingos e seu espelho, árvore de pedra e paisagens de tirar o fôlego

  


Vulcão ativo, com sua fumarola ameaçadora!

Flamingos alçando voo e pastoreando tranquilamente. Um está atrasadinho!!!



Região onde concentra-se a maior população mundial de flamingo-de-james (Phoenicoparrus jamesi)!


           Gêiseres-sol-de-la-mañana em pleno deserto da Reserva Andina Eduardo Avaroa!













Querem mais???!!!

Nós, acima, declaramos: quem disser que não vale a pena ir para a Bolívia, certamente tem e alma pequena... Aliás, achamos que nem alma tem pois, se para o poeta, “tudo vale a pena”, imaginem essas maravilhas!!!!

Equipe Petrollera II