domingo, 21 de fevereiro de 2016

NÃO VÁ DE CARRO AO PERU!!!!


Esse post será um registro muito importante, especialmente para aquelas pessoas que desejam ir de carro ao Peru. É somente texto mas para os interessados vale a pena ler.


Como foi comentado no post anterior, os bolivianos são gente muito boa. As vezes um pouco grosseiros, meio brutos, mas limpos de espírito e de ação.

Agora, no Peru... terrível: eles, provavelmente, tem os policiais mais corruptos do mundo!!!! Desconheço outro país com policiais tão corruptos como os do Peru.

Vou relatar os acontecimentos que nos levaram a essa conclusão: por ocasião do planejamento de nossa viagem eu consultei como era a questão do seguro obrigatório (SOAT - Seguro Obrigatório de Accidentes de Tránsito). Foi-me informado que para entrar ao país ele é indispensável e é contratado assim: passo 1: você faz a documentação na "migración" e pega o documento de entrada do veículo na Aduana; passo 2: dirija-se a cidade próxima; passo 3: com os documentos pessoais, do veículo e o documento da aduana, dirija-se a uma loja corretora de seguros e contrata o seguro de acordo com o período que ficará no país. E pronto! (Expiquei isso em um post mais antigo - ver postagens mais antigas Seguros obrigatórios de veículos para Chile, Peru, Bolívia e Mercosul.

Muito bem! Fizemos a Aduana individual e me dirigi a outro local onde faz-se a documentação de entrada de veículo no país. Um atendente me mandou entrar e sentar. Fechou a porta e começou: onde estás el SOAT? Eu expliquei que iria fazer em Puno, cidade mais próxima e para onde estávamos nos dirigindo.
--- No! No puede, tiene que tener el SOAT... el auto no pude salir está preso... E assim foi!
Eu tentava argumentar: mas eu tenho que ter o seu documento de entrada no país para contratar o seguro. Como vou contratar o seguro sem o documento??

Não adiantava!

Até que falei que tinha a mensagem da seguradora que me dizia como eu tinha que proceder, que era justamente o que eu tinha falado para o policial. Ele relutou até que pediu para ver a mensagem. Ainda bem que eu tinha imprimido o e-mail. Mostrei para ele, que leu, deu uma resmungada e disse que iria abrir uma exceção.

Deu-me o documento de entrada do veículo escrevendo uma observação que ele estava condicionado a eu fazer o SOAT em Puno.

Beleza! Liberaram-nos e fomos tranquilos em direção a Puno. Estávamos safos!

Estávamos safos!!?? Que nada!

Na entrada de Puno uma barreira policial. Pararam-nos. Quando eu vi que era uma policial mulher, pensei: "mulher policial é melhor, geralmente são mais exigentes, mas são justas e honestas".

--- Buenos días... documentos del vehículo, pasaporte...!
--- Buenos días! Sí, acá está.
--- Señor y el SOAT?
--- Yo voy hacer en Puno.
--- Señor, no tiene el SOAT?
--- Mire, en la aduana el policial nos dio el documento de entrada del vehículo con esta observación, mire acá: “el SOAT será hecho en Puno!” --- Mostrei o documento onde estava escrito a observação.
--- Señor, noooo! El policial de la aduana no manda nada en el servicio de la Policía Caminera. Se no tiene el SOAT el vehículo estas aprendido. Usted no puede viajar con él.
--- Pero, señorita, nosotros vamos hacer-lo en Puno, ahora! (dava para ver a cidade a uns 500m).
--- El vehículo está preso!
--- Pero, señorita!!!! Nosotros vamos hacer-lo, ahorita en Puno, usted puede nos acompañar!!!
--- No, yo no puedo salir de acá.
Ela se aproximou com um livretinho aberto, onde tinha os resumos das infrações e o valor da multa, no caso Soles 450,00. Mostrou para mim, debruçou-se sobre a janela e com o braço inteiramente dentro do carro disse:
--- Señor, o que yo consigo hacer por usted? O mejor, o que usted puede hacer por mi? --- Disse ela esticando a mão com o dedo mínimo e o anular entreaberto, como uma tesoura, escondidos embaixo do livretinho, esperando as notas de dinheiro.
--- Y rápido señor! Se mi jefe llega acá, yo no puedo te ayudar.

Saímos entristecidos e chateados e fomos ao centro da cidade fazer o SOAT.
Listo??? Listo...
Pero no mucho!!!

Depois que você se distancia da fronteira te deixam em paz. Por um breve momento!!
Na volta para o Chile, já próximo de Arequipa, viajando tranquilos, quando olho pelo espelho de fora do motorista, vejo uma moto com o policial fazendo sinal para eu parar. Estaciono o carro no acostamento e vem ele:

--- Documentos, del vehículo y motorista.
--- Acá está.
--- Muy bien, documentos correcto, SOAT, pero ... usted tiene autorización para transitar con vidrio polarizado?
--- ...!!
--- No es reglamentar el filme polarizador de los vidrios en Perú. El vehículo está preso. Usted tiene que ir al centro de la ciudad, retirar una autorización para circular con filme polarizador...
--- Pero señor, ya es tarde, nosotros estamos listos, todo correcto e eso ahora??
--- No. El vehículo está preso.

Lembro até agora da cara do indecente: o policial tinha uma cara arredondada, um dente de ouro na frente (daquele tipo que tem só o contorno em ouro e o meio fica dente), cara brilhante de gordura, sorriso sujo... enfim, sujeito asqueroso.
Se aproximou do carro, igual a policial de Puno, mostrando o livretinho que constava que "transitar con vidrio polarizado... multa de Soles 510,00".

--- Ustedes pueden ir al centro de la ciudad, que queda a 40 o 50 minutos de taxi, hacer la autorización, pagar la multa en banco e volver para liberar el auto. O, yo poso liberar mediante un pago especial.
--- ...!!!

Não adianta. Mesmo que você tenha tudo certo, eles vão procurar, e se não achar, eles vão inventar alguma coisa e vão te dizer que "no es reglamentar en Peru..." e vão te achacar.

Essas histórias todas nos deixaram moralmente abalados e muito confusos com a situação posta: ou você paga a propina ou não passa. Tenho até escrito nesse blog que temos que acabar com isso em qualquer parte do mundo, pois ser um "propineiro" é tão criminoso quanto ser "propinado”.


Devido a tudo isso dizemos e afirmamos: NÃO VÁ DE CARRO AO PERU!!!!

NUNCA!!!!!

Aliás, até a policial de Puno nos disse que é muito difícil viajar com carro de placa estrangeira no Peru. E ela até nos falou: "no recomiendo a ustedes viajar de carro por Perú"!

É mole!!!!!